A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

Atitudes e tendências opostas ao corpo - Por Antão José da Luz

Livro Ciência Espírita
baixar outros Livros do RC
Sabemos que a toda causa inteligente corresponde a um efeito inteligente.

O Racionalismo Cristão, Doutrina científica que explana em todos os Correspondentes e Filiais do Centro Redentor, baseia-se em Força e Matéria e afirma que a explicação racional de todos os fenômenos, sejam eles de cariz material ou espiritual, será encontrada na conjugação destes dois princípios constitutivos do Universo e do próprio homem.

Essa tendência está cientificamente explicada na obra, “Ciência Espírita”, publicada no ano de 1900 e dedicada pelo autor, Dr. Antônio Pinheiro Guedes, à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Essa obra veio, posteriormente, a fazer parte da bibliografia do Centro Redentor.

Trata-se de um fenômeno que manifesta a ação do espírito sobre o seu corpo e que se denomina atavismo. O corpo astral que acompanha sempre o espírito retém e reproduz, enquanto prepara o seu novo corpo, com a matéria fluídica cósmica trazida do seu mundo de origem e a matéria fornecida pelos pais, aspectos da forma e dos caracteres adquiridos em uma encarnação anterior, próxima ou longínqua. E essa reprodução dá a um sexo o aspecto e tendências característicos do sexo oposto. Pode até acontecer, no caso de uma existência remota, o homem ou mulher apresentar o tipo de um animal.

Esse é o atavismo psíquico, que também poderá ser chamado de memória perispiritual. É a prova evidente de que é o espírito que organiza o seu corpo físico, consoante suas necessidades e de acordo com o modo de vida e a condição social a satisfazer.

Há também o atavismo físico, orgânico, que é a herança pela via genética. Desse modo o neto poderá, como muitas vezes acontece, revelar características físicas semelhantes às do avô.

Um erro é sempre um erro e, como todo o ser encarnado, possui armas que permitem dominar o vício e a tendência. Essas eficazes armas são a vontade e o pensamento. Com elas todos, sem exceção, temos a capacidade de reverter qualquer situação.

Há muita necessidade de se falar claramente às pessoas, evidenciando o grande valor desses dois atributos importantíssimos ao espírito, para um melhor aproveitamento da encarnação, o que equivale dizer para o aprimoramento espiritual de todos os encarnados.

Aí está o incontestável valor do esclarecimento proporcionado pela Doutrina Racionalista Cristã, que diz as verdades que todos precisam ouvir e, melhor ainda, pôr em prática.

Atitudes e tendências opostas ao corpo
Por Antão José da Luz