A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

MENSAGENS FRATERNAIS

Desde a infância, o ser humano deve aprender a regozijar-se com a apresentação de mensagens fraternais ao seu semelhante.
 
Uma notícia que agrade, deve ser transmitida com prazer, pois a felicidade alheia deverá ser a de todos.
 
A fraternidade precisa ser estimulada, para que os seres de pensamentos afins e de boa formação moral, se unam e promovam ambientação favorável à produção de idéias salutares.
 

Ninguém pode viver inteiramente isolado e segregado do meio social, sem sofrer as conseqüências desse isolamento, uma vez que a sua missão-tarefa exige intercâmbio permanente neste mundo.
 
Nesse intercâmbio, a que todos estão sujeitos, há sempre ensejo de se trocarem mensagens fraternais, com o fim de fortalecer o sentimento de amizade e exercitar os dons espirituais que reflitam amor cristão.
 
Lançar mensagens fraternais em circulação, é formar correntes de simpatia, as quais servem para contrapor-se às animosidades de que o mundo está repleto.

As mensagens fraternais devem, porém, ter um sentido que não seja formalístico e convencional, com significado inexpressivo; elas precisam possuir conteúdo, substância emotiva, demonstração real de afeto e de interesse especial pela felicidade do próximo.
 
Todos devem cooperar para suavizar as asperezas que o mundo impõe, na sua tarefa de servir de laboratório aos pronunciamentos da lei de causa e efeito, fazendo trabalhar o bom-humor, despindo-se de intenções acusatórias, desculpando as falhas de terceiros praticadas involuntariamente, aplaudindo o esforço construtivo, animando as boas iniciativas e fortalecendo as almas combalidas.
 
Uma só palavra que saia do fundo d’alma, num momento psicológico, pode constituir uma vibrante mensagem fraternal. Vezes há em que nem mesmo a palavra se faz necessária, pois um simples gesto, uma atitude, uma demonstração amiga, suprem qualquer outra expressão intencional.
 
Há pessoas que possuem o dom da afabilidade, e esmeram-se por se tornarem, espontaneamente, benquistas em suas relações sociais, escolhendo palavras delicadas para, com elas, brindar os seus interlocutores e estabelecerem um ambiente favorável ao cultivo da amizade. Em tal meio, a palavra espirituosa, proferida com elegância e respeito, ilumina a conversação, tornando-a sumamente agradável.
 
As mensagens fraternais são emanações do espírito que refletem o seu estado sadio, e, tanto quanto possível, puro, nas manifestações que expressam de cordialidade, de confraternização e de alegria contaminante.
 
Esse dom citado não é privilégio exclusivo de alguns. Todos o têm, e podem desenvolvê-lo mais ainda.
 
De posse de tão valioso predicado, torna-se fácil manter-se o hábito de emitir mensagens fraternais, com o que cresce o número de amigos, aumenta a possibilidade de êxito nas transações e as oportunidades de vencer na vida multiplicam-se.
 
MENSAGENS FRATERNAIS
Por: Luiz de Souza
Livro: A Morte Não Interrompe a Vida

outras dicas