A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

A ARTE DE SER SOGRA


Ser sogra tem se transformado em adjetivo um tanto ou quanto na base da implicância, o que constitui a mais tremenda injustiça. (Nem sempre, murmurarão baixinho algumas noras).

Analisemos, porém, com calma:
Não é ela a mãe do homem amado e que diz:
"Quem meu filho beija, minha boca adoça!”
E ele não diz também:
"Quem agrada mamãe me conquista!"
Não é ela quem ensina o que "ele" prefere em matéria de arte culinária ou o que "ele" não suporta em matéria de moda feminina, quando ainda não aprenderam a conhecer bem os seus gostos?

Pois bem, há sogras e sogras... Isso há! Mas refiro-me somente aqui à boa amiga, aquela que abre os braços para receber uma filha, sabendo repartir com ela aquilo que recebeu por direito de mãe: o amor de seus filhos.

Refiro-me àquela sogra que sabe sempre receitas infalíveis, de soluções prontas, para todos os problemas do jovem casal na base da harmonia.

Aquele tipo de sogra egoísta deve já estar superado. As novas gerações precisam se sentir mais próximas e, portanto, mais íntimas na convivência entre sogra e nora, dividindo alegrias, tristezas e responsabilidades.

A nora atualizada deve abolir o fanatismo excessivo e substituí-lo por diplomática intimidade baseada no respeito e na compreensão.

A sogra deve ter outra forma diferente do modelo caricatural e, injusto, pela generalização.
Não há receita para o modelo de sogra mas acredito que existe uma espécie de arte em saber ser sogra, arte que só o amor expressa e dá forma. Não há mistério nem regras preestabelecidas, além da verdadeira vontade de acertar.

Considero o ser sogra uma das modalidades da difícil arte de viver, como ser mãe, esposa ou filha.

Para ser uma boa sogra é necessário, antes de mais nada, desejar sê-lo e pautar sua conduta de acordo com esse desejo, que deve ser acima de tudo sincero, para ser eficiente.

Não deve nunca se imiscuir na vida do casal; abster-se sistematicamente de qualquer interferência na educação dos netos; manter sempre um clima de camaradagem com as noras, possuam elas o temperamento que possuírem, sendo compreensiva e tolerante bastante e procurando buscar em cada uma os pontos de afinidade para que formem elos de simpatia mútua; ajudá-las com espontaneidade, sem impor-lhes seus préstimos e sobretudo procurar amá-las como se fossem suas filhas.

Sogra é ser suplente de mãe e, portanto, a parte mais amena de seu papel é ser amiga das noras considerando encantadoras essas criaturinhas jovens que seus filhos escolheram e que os fazem felizes e que lhes dão netos que coroarão a sua existência de irradiante felicidade e serão a continuidade de sua vida, único meio real e positivo de sobrevivência depois de uma certa idade.

Uma boa sogra, pois, jamais concorrerá para desinteligências nem desarmonia dos casais, devendo trazer sempre presente em seu pensamento que existe um laço comum muito importante unindo-a a sua nora: a felicidade do filho em particular e de toda a família, em geral.